sexta-feira, 25 de abril de 2014

Zeca Araújo questiona o Executivo quanto a não adesão ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal

Na sessão desta quarta-feira (23), na câmara, o vereador Zeca Araújo levantou questionamentos importantes quanto a não adesão ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal, por parte da Prefeitura do Município. Segundo o parlamentar, através de pesquisas realizadas em diversas fontes do Governo do Estado, Cerro Corá seria uma das 58 cidades do Rio Grande do Norte contempladas pelo programa logo no primeiro ciclo, a exemplo de outras unidades vizinhas, como Bodó, Lagoa Nova e São Tomé. A informação, inclusive, foi divulgada em julho do ano passado pelo Blog "DJ Aildo", que presta assessoria ao Executivo, no entanto, até o momento, a comunidade não conta com nenhum profissional oriundo do projeto.  

A principal questão levantada por Zeca é porquê o município se recusou ou deixou de buscar  meios para a destinação de um médico que seria residente e desenvolveria um trabalho praticamente gratuito para o município, que, segundo as diretrizes do programa, fica responsável apenas pela oferta de condições básicas para a permanência desses profissionais nas comunidades, como moradia, alimentação e água potável. Os vencimentos salariais são pagos pelo Governo Federal através de uma Bolsa-Formação no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) mensais. O gestor local só precisa validar a bolsa mensalmente através do Sistema de Gerenciamento de Programas - SGP. 

Ainda segundo o vereador, por meio de novas pesquisas sobre a atuação dos médicos pertencentes ao programa, o índice de satisfação das populações atendidas pelos estrangeiros (a maioria deles é oriunda de Cuba), aproxima-se dos 100%, já que estes tendem a prestar atendimento "com mais carinho e como mais prazer, principalmente, aos mais carentes". 

Após a cobrança, Zeca Araújo aguarda um pronunciamento da Prefeitura Municipal a respeito do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário