quarta-feira, 1 de abril de 2015

Zeca Araújo e Conselheiros de Desenvolvimento Solidário se reúnem com bispo diocesano




Preocupados com a forma de distribuição dos programas sociais que beneficiam os municípios por intermédio do SEAPAC e da ADESE, João Maria Alexandre, vereador Zeca Araújo e Aildo Bernardo, respectivamente, presidente, secretário e membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Solidário e Sustentável de Cerro Corá, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (31), com o bispo diocesano Dom Antônio Carlos e com Sr. Vanderli, representante da ADESE. O encontro se deu no município de Caicó. 
A Agência de Desenvolvimento do Seridó – ADESE, é responsável por discutir em colegiado territorial do Programa Território da Cidadania, que pertence ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, a integração de políticas públicas para a Agricultura Familiar. Essa mesma instituição já realizou várias reuniões com representantes deste segmento do território do Seridó, que discutiram os recursos do programa para a região entre 2014 e 2015. Existem políticas públicas de 14 Ministérios relacionadas à saúde, educação, infraestrutura, comunicações e mais um amplo leque de ações que podem chegar às comunidades, mas que muitas vezes estão sendo usados critérios desconhecidos para certos municípios.
O Território Seridó - RN abrange uma área de 10.954,50 Km² e é composto por 25 municípios: Acari, Bodó, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas. A população total do território é de 295.748 habitantes, dos quais 70.676 vivem na área rural, o que corresponde a 23,90% do total. Possui 11.266 agricultores familiares, 1.007 famílias assentadas e 3 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,69.
É justamente pelo cuidado para que os recursos sejam distribuídos de forma justa e igualitária entre os municípios da região que os cerrocoraenses buscam melhores informações sobre o assunto. Ao final do encontro, ficou de ser agendado mais um, desta vez com a direção do SEAPAC.

Informações e Foto: DJ Aildo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário